A mudança no comportamento, a modificação na disposição ou na capacidade do homem são resultados dos efeitos da aprendizagem.
Aprendizagem é a aquisição de novos saberes, é a progressiva transformação do comportamento resultante da experiência após sucessivas apresentações de uma situação.
Partindo do princípio de que a aprendizagem é mudança de comportamento, podemos entender que só há aprendizagem na medida em que houver alterações no comportamento, do contrário não estamos aprendendo. No entanto, é importante lembrar que nem todos os comportamentos são aprendidos, há comportamentos que resultam da maturação ou do desenvolvimento orgânico e cultural de cada indivíduo e sociedade, portanto, não constituem aprendizagem: respiração, digestão,.. estas são atividades inerentes ao indivíduo.
Dessa forma, estamos em constante aprendizado e consequentemente em progressiva mudança de comportamento. Aprendemos desde o nascimento, quando o bebê consegue identificar o bico do peito de sua mãe como fonte de alimento.
Para realizarmos o processo de aprendizagem, é necessário três elementos fundamentais:
Aprendizagem é a aquisição de novos saberes, é a progressiva transformação do comportamento resultante da experiência após sucessivas apresentações de uma situação.
Partindo do princípio de que a aprendizagem é mudança de comportamento, podemos entender que só há aprendizagem na medida em que houver alterações no comportamento, do contrário não estamos aprendendo. No entanto, é importante lembrar que nem todos os comportamentos são aprendidos, há comportamentos que resultam da maturação ou do desenvolvimento orgânico e cultural de cada indivíduo e sociedade, portanto, não constituem aprendizagem: respiração, digestão,.. estas são atividades inerentes ao indivíduo.
Dessa forma, estamos em constante aprendizado e consequentemente em progressiva mudança de comportamento. Aprendemos desde o nascimento, quando o bebê consegue identificar o bico do peito de sua mãe como fonte de alimento.
Para realizarmos o processo de aprendizagem, é necessário três elementos fundamentais:
- Situação Estimuladora: vários fatores que estimulam os sentidos de quem aprende, como por exemplo um cheiro agradável ou não, uma ordem, falta ou excesso de luz, etc.
- A pessoa que aprende: indivíduo atingido pela situação estimuladora.
- Resposta: ação resultado da estimulação, exemplo: acender uma vela na falta de luz; obedecer diante da ordem.
Podemos classificar os objetivos da aprendizagem em:
- Domínio cognitivo: refere-se a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Habilidades como memorização, aplicação, compreensão, análise, avaliação e síntese fazem parte desse domínio.
- Domínio afetivo: referente a emoções, sentimentos, atitudes, gotos. Habilidades de recepção, resposta, organização, valorização, cumprimento e caracterização fazem parte desse domínio.
- Domínio psicomotor: uso da coordenação psicomotora e dos músculos. Habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas, físicas e a comunicação não discursiva fazem parte desse domínio.
Portanto, a aprendizagem acontece quando a pessoa começa a responder de forma adequada a um estímulo apresentado. Uma vez aprendido esses comportamentos são repetidos sempre que ocorrer a situação estimuladora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui