terça-feira, 14 de abril de 2015

O que é Aprendizagem?

A mudança no comportamento, a modificação na disposição ou na capacidade do homem são resultados dos efeitos da aprendizagem.
Aprendizagem é a aquisição de novos saberes, é a progressiva transformação do comportamento resultante da experiência após sucessivas apresentações de uma situação.
Partindo do princípio de que a aprendizagem é mudança de comportamento, podemos entender que só há aprendizagem na medida em que houver alterações no comportamento, do contrário não estamos aprendendo. No entanto, é importante lembrar que nem todos os comportamentos são aprendidos, há comportamentos que resultam da maturação ou do desenvolvimento orgânico e cultural de cada indivíduo e sociedade, portanto, não constituem aprendizagem: respiração, digestão,.. estas são atividades inerentes ao indivíduo.
Dessa forma, estamos em constante aprendizado e consequentemente em progressiva mudança de comportamento. Aprendemos desde o nascimento, quando o bebê consegue identificar o bico do peito de sua mãe como fonte de alimento.
Para realizarmos o processo de aprendizagem, é necessário três elementos fundamentais:
  1. Situação Estimuladora: vários fatores que estimulam os sentidos de quem aprende, como por exemplo um cheiro agradável ou não, uma ordem, falta ou excesso de luz, etc.
  2. A pessoa que aprende: indivíduo atingido pela situação estimuladora.
  3. Resposta: ação resultado da estimulação, exemplo: acender uma vela na falta de luz; obedecer diante da ordem.
A disposição ou possibilidade de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento desses mecanismos e é determinada por questões subjetivas inerentes ao indivíduo.
Podemos classificar os objetivos da aprendizagem em: 
  1. Domínio cognitivo: refere-se a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Habilidades como memorização, aplicação, compreensão, análise, avaliação e síntese fazem parte desse domínio.
  2. Domínio afetivo: referente a emoções, sentimentos, atitudes, gotos. Habilidades de recepção, resposta, organização, valorização, cumprimento e caracterização fazem parte desse domínio.
  3. Domínio psicomotor: uso da coordenação psicomotora e dos músculos. Habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas, físicas e a comunicação não discursiva fazem parte desse domínio.
Jean Piaget apresentou uma distinção entre aprendizagem e desenvolvimento, concluindo que muitas pessoas confundem os dois conceitos. De acordo com o teórico, o desenvolvimento está relacionado ao sistema nervoso e às funções mentais, como também a embriogênese e às estruturas do conhecimento, enquanto que o conceito de aprendizagem é mais simples, pois acontece através de um intermediário. 
Portanto, a aprendizagem acontece quando a pessoa começa a responder de forma adequada a um estímulo apresentado. Uma vez aprendido esses comportamentos são repetidos sempre que ocorrer a situação estimuladora.

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