Num país onde o preconceito e a desigualdade social são questões, ainda, latentes e perturbadoras, torna-se cada vez mais desafiador, para muitos, admitir-se como cidadão na sociedade.
Inúmeros são os obstáculos encontrados, e a busca pela integração social é a principal meta a ser alcançada, tendo em vista a prática esportiva como um dos principais recursos facilitadores desta ação. Neste sentido, o indivíduo encontra no esporte meios confortáveis e saudáveis de participação e interação, haja vista, a necessidade de cooperação e união por parte dos envolvidos que, embora se diferenciam por origens, gênero, idade e classe social, comungam do mesmo objetivo.
Contudo, é evidente que a prática do esporte, independente de qual seja a modalidade esportiva, contribui significativamente para a socialização do sujeito, uma vez que este aprende a lidar com as diferenças sociais, econômicas e culturais, agregando valores, aprimorando comportamentos e atitudes, exercendo a comunicação, desenvolvendo novas habilidades que os possibilitem adquirir autonomia, autocontrole e autoconfiança.
Destarte, a participação em atividades esportivas, além de colaborar com a ascensão pessoal, ajuda o indivíduo a lidar com situações adversas bem como, possibilitar a obtenção de comportamentos assertivos que contribuem para a sua evolução social.
Adorei a ajuda obg pela atenção
ResponderExcluir