quarta-feira, 25 de março de 2015

Adolescência

     Adolescência é a fase da vida de cada ser humano que tem como característica fundamental as transformações orgânicas, psicológicas, fisiológicas e comportamental. É o elo entre a fase infantil e a fase adulta. É a preparação para uma nova vida.
    Seguramente a adolescência é um dos períodos mais difíceis da vida. As transformções que ocorrem nessa fase são determinantes na projeção de um novo adulto, através da consolidação da estrutura de personalidade, das aquisições comportamentais, dos valores e novos papeis sociais. As relações familiares que foram estabelecidas durante toda a infância, os laços afetivos com os outros e consigo mesmo são padrões comportamentais confirmados no período da adolescencia.
      A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que a adolescencia tem início aos 12 anos, porém especialistas acreditam que não existe uma idade certa para seu início e término, uma vez que cada pessoa é única. No entanto, pesquisadores apontam que, as meninas iniciam sua puberdade geralmente entre 10 e 12 anos, e os meninos em torno dos 13 e 14 anos.
     A adolescencia é algo mais amplo que a puberdade, porque não envolve apenas as questões orgânicas, abrange também os conflitos psicológicos, aquisição de novos comportamentos, as relações sociais, o afloramento da conduta sexual, etc.


Quais são as transformações orgânicas que ocorrem com as meninas e com os meninos durante  adolescencia?


     Essas transformações são conhecidas por puberdade. Nessa fase tanto as meninas como os meninos, aos pouco, perdem as formas infantis, os hábitos e os valores de criança em busca de papeis mais consolidados na sua caracterização de mulher e homem. Durante este período é muito nítido a discrepância entre as características físicas e a maturação emocional.
        As principais transformações orgânicas que ocorrem nas meninas são:
  • Crescimento acelerado
  • Surgimento dos seios
  • Aparecimento de espinhas
  • Desenvolvimento de pelos pubianos e axilares
  • A primeira menstruação
  • Transformação corporal com o surgimento das formas arredondadas.
       As principais transformações orgânicas que ocorrem nos meninos são:
  • Crescimento acelerado
  • Crescimento da genitália
  • Surgimento dos pêlos pubianos, axilares, faciais e corporais
  • Mudança na tonalidade de voz
  • Alteração no odor do suor
  • Surgimento de espinhas
  • Desenvolvimento dos ossos e acúmulo de massa muscular
  • Surgimento das ereções involuntárias durante o sono

Implicações psicológicas da adolescência


     Da mesma forma que, na adolescencia, ocorrem transformações orgânicas no corpo dos meninos e meninas, a cabeça dos adolescentes também sofrem profundas mudanças levando-os a inúmeros conflitos nessa fase da vida.
     Certamente, um dos principais conflitos que passam os adolescentes nessa fase é a imagem corporal, ou seja, a constatação de que seu físico não é mais o mesmo. A imagem corporal é uma das principais referencias de identificação que faz parte da identidade pessoal e da referência de si mesmo. Consulte http://exercendopsicologia.blogspot.com.br/2015/03/autoestima-e-identidade-como-aprender.html
     Há momentos em que o adolescente se comporta como uma verdadeira criança, em outros agem como adulto. A busca constante da autoafirmação, a necessidade ser reconhecido, considerado e respeitado, de assumir a própria vida é característico dessa fase. Por esses motivos é comum o adolescente passar por fases de choros, tristezas, depressões, posteriormente superadas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário aqui