segunda-feira, 16 de março de 2015

O que queremos para os nossos filhos?

        Essa é uma pergunta muito interessante porque, ocasionalmente, sabemos a resposta já que diferentes pais não distinguem muito o que querem dos seus filhos. Em geral desejamos sempre "o melhor", que sejam responsáveis, tenham boa autoestima, autocontrole, boas habilidades sociais, assertividade, confiantes, que sejam amados, empáticos, felizes, etc, etc. Porém, para que nossos filhos conseguiam ser tudo isso é preciso que os pais estejam presentes e participem integralmente de sua educação.
        Educar um filho dá trabalho, requer tempo, disposição e muita paciencia. Esse comportmento dos pais chama-se investimento parental, o que não impede que os pais tenham vida prórpia, seus interesses e um tempo somente seu.
        Só amor não basta, mas sem amor não funciona. Crianças gostam de fazer bagunça, mas precisam se sentir confiantes, responsáveis e seguras e isso só acontece a partir das regras e limites estabelecidos pelos adultos. Ter um filho feliz, bem educado, comportado é fruto de estratégias educativas e não de sorte. Se o seu filho tem pouca idade, com certeza será mais fácil.
        Para educar uma criança é preciso relembra como fomos criados e como isso refletiu em nossas vidas.
        Vejamos algumas dicas:
  • Quando você começa a mudar o seu modo de agir e estabelece regras, o comportamento do seu filho, não acostumado com isso, pode até piorar no início. Se ele está acostumado a receber atenção de um jeito errado e você mudar o esquema, ele va reagir do jeito que aprendeu anteriormente por tanto tempo.
  • Ele deve ser o protagonista da sua história. Então, mantenha-se firme em sua sábia decisao em melhorar a forma de educar os seus filhos.
  • A disciplina deve ser positiva: comece eduando o seu filho desde cedo, aprenda a mudar algumas de suas atitudes se não quizer que sejam repetidas por eles. Disciplinar é ensinar autocontrole, é ensinar como estar no mundo e, mais tarde, na visa adulta.
  • O s tempos mudam: lembrem-se que todos nós já fomos filhos, crianças e adolescentes e esse é o rpimeiro modelo que temos, ou seja, aprendemos com os nossos pais. Para educar uma criança, precisamos relembrar como fomos educados e como isso refletiu em nossas vidas.
  • As mudanças acontecem aos poucos: não pense que as mudanças acontecem em um passe de mágica, como disse anteriormente, educar requer tempo e paciencia. Ter filhos e educá-los é uma missão, não é simples, mas a caminhada é repleta de amor, de alegrias, de momentos inesquecíveis, de gargalhadas, de abraços apertados e coração em sintonia.
Relaxem e aproveitem. Quem educa, além de ensinar, também aprende.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui